Loading...

Notícia

Publicado: 15/01/2015 16:59h

Inscrições abertas para projeto social que ensina a restaurar patrimônio histórico e cultural no Espírito Santo

Inscrições abertas para projeto social que ensina a restaurar patrimônio histórico e cultural no Espírito Santo

A Petrobras é patrocinadora do projeto que já formou mais de 100 restauradores

Os jovens da Grande Vitória interessados em se especializar em restauração de patrimônio histórico e cultural do Espírito Santo têm mais uma oportunidade de qualificação: estão abertas as inscrições para a Escola Multidisciplinar Profissionalizante e de Artes e Ofícios (Empao Petrobras).

No último sábado (10/01), foi a formatura da terceira turma do projeto de qualificação de jovens e uma nova classe já está sendo preparada para iniciar os estudos. O projeto executado pelo Instituto Goia, que integra o Programa Petrobras Socioambiental: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos, proporciona aos jovens a oportunidade de aprenderem o ofício de restauração de edificações, com oito meses de aulas teóricas e oficinas, além de 90 dias de estágio monitorado e remunerado em obras de restauro.

As últimas obras restauradas pelo Empao Petrobras foram uma casa no Parque Moscoso, que atualmente abriga o arquivo do Ministério do Trabalho e Emprego, e outra na Rua Sete, onde hoje funciona um ateliê, ambas no Centro Histórico.

"O interessante neste projeto é ver como é possível a promoção da cidadania por meio da preservação do patrimônio histórico e cultural. À medida que os jovens restauram parte importante da memória da cidade, eles criam laços com a comunidade e passam a ter novas perspectivas", destaca Pedro Canal Filho, coordenador do projeto e diretor do Instituto Goia.

O aluno Thales dos Santos Andrade, que fez parte da última turma, confirma a importância de fazer parte do projeto. "Foi uma grande oportunidade em minha vida. Além de aprender uma profissão, fiz muitos amigos e tenho convite para trabalhar a partir de fevereiro. Eu queria que meus amigos pudessem ter esta chance. Foi maravilhoso! Até oficina de pintura óleo sobre tela eu fiz, e nem sabia que era artista".

Na formação inicial do curso, são oferecidas disciplinas como História da Arquitetura no Brasil, noções de Patrimônio Cultural, Desenho Técnico de Arquitetura, Teoria e Técnicas de Conservação e Restauro e Oficinas de Marcenaria, entre outras. Nesta etapa, o projeto fornece lanche, uniforme, apostilas e vale-transporte aos alunos. Ao final, os jovens recebem certificado e são encaminhados ao mercado de trabalho pelo Instituto Goia.

Desde 2011, a Empao Petrobras ensina a arte do restauro a jovens em situação de vulnerabilidade social, tendo capacitado mais de 100 restauradores. Muitos dos formandos já saem do curso empregados. Da turma formada dia 10 de janeiro, cinco já estão trabalhando com carteira assinada no Projeto Visitar, dentre eles, o aluno Aleff Mackley de Assis Lopes.

"Entrar na Empao Petrobras foi muito importante. Na metade do curso fui convidado a trabalhar e isso foi a concretização de algo que buscava, mas pensava que nunca iria conseguir. Saí de um lugar de muita pobreza e agora minha autoestima ficou lá em cima. Hoje, já comprei o meu carrinho e ajudo em casa. Só tenho a agradecer".

Inscrições As inscrições para as próximas turmas da Escola Multidisciplinar Profissionalizante e de Artes e Ofícios já estão abertas e vão até 4 de fevereiro. Para se candidatar é necessário ter entre 18 e 24 anos, renda familiar de até três salários mínimos, ter concluído ou estar cursando o ensino médio e residir nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica ou Viana, no Espírito Santo.

Mais informações podem ser obtidas no site http://www.institutogoia.org ou pelo telefone 27 3322-6418.

Fonte: Assessoria de imprensa Petrobras

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras