Loading...

Notícia

Publicado: 26/05/2014 12:26h

Senac-ES se prepara para a Olimpíada do Conhecimento

Senac-ES se prepara para a Olimpíada do Conhecimento

Os alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Profissional (Senac), Espírito Santo, estão com as preparações a todo vapor para a etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento, que acontece entre os dias 02 e 07 de setembro, em Belo Horizonte.

A cada dois anos, a competição reúne mais de 600 estudantes das escolas Senac e Senai nas mais diferentes atuações para provas teóricas e práticas. As habilidades e competências aprendidas nos cursos técnicos são demonstradas em tempo real.

“A Olimpíada do Conhecimento segue padrões internacionais e exige que o aluno execute conhecimentos com alto grau de dificuldade. Isso mostra a qualidade do ensino oferecido e a nossa missão em formar alunos prontos para o mercado de trabalho”, afirmou a instrutora em Educação Profissional de Estética, Helba Idalina de Araújo, que todos os dias orienta a aluna competidora Jaline Rigotti.

Na prova de Estética, com cinco módulos e tempo determinado, a competidora terá que demonstrar conhecimentos em maquiagem artística, SPA de pés e mãos, tratamentos faciais e corporais, além de design de sobrancelhas e unhas artísticas.

Os desafios da competidora de Cabeleireiro, Brenda Lima, também são grandes. Em oito módulos ela exemplificará habilidades para estruturar um cabelo artístico e para fazer ondulação permanente, penteados, corte e cor. A novidade desse ano é para desenho artístico. A moda que ganhou as ruas e está fazendo a cabeça de muita gente, também será cobrada na competição.

“Nós recebemos um descritivo técnico que orienta a realização das provas para seleção dos candidatos e conduz os treinos. Isso ajuda a garantir que todos os competidores tenham as mesmas competências e auxilia na hora da avaliação. Mas, é somente na hora da prova que o candidato descobre realmente o que terá que executar. Muitas vezes, eles recebem fotos e precisam reproduzi-la, situação que exige muita preparação”, contou a instrutora de Educação Profissional de Cabeleireiro, Míriam Cléria da Silva.

Um prato harmônico e equilibrado é de encher os olhos de qualquer um, e é para isso que o instrutor de Educação Profissional de Cozinha, Kleber Augusto Lopes, treina com a competidora Bárbara Gama de Laia.

Na arte da gastronomia, além de mostrar desenvoltura na cocção de alimentos, técnicas de corte e boa estética dos pratos, o participante precisa ser organizado na cozinha, ainda mais com uma prova de oito horas seguidas para preparação de quatro entradas finger food, um prato principal e seis mini sobremesas.

Apresentação pessoal e higiene na manipulação dos alimentos são pontos fundamentais. E, em um mundo voltado para a sustentabilidade do meio ambiente, é preciso evitar o desperdício e separar o lixo corretamente para coleta.

“A cada ano novas competências são incluídas. Isso nos ajuda a rever as metodologias dos cursos e a modernizar nossa infraestrutura para incluir tendências solicitadas pelo mercado”, pontuou Lopes.

Os melhores competidores da Olimpíada do Conhecimento podem competir na edição internacional da competição, a WordSkills Américas, que será realizada, em 2015, no Estado de São Paulo.

Fonte: Mile4 Assessoria de Comunicação 

Fevereiro 2024
Fevereiro 2024 Edições Anteriores
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras