Loading...

Notícia

Publicado: 23/08/2016 00:00h

Palestra aborda comportamentos e afetos nas redes sociais

Palestra aborda comportamentos e afetos nas redes sociais
A jornalista, professora e doutora Renata Rezende (UFF) vai ministrar palestra durante o evento de lançamento do livro-reportagem “Comunicação e Territorialidades: as pesquisas inaugurais do primeiro Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Espírito Santo”, no próximo dia 24 de agosto, às 19 horas, no Cine Metrópolis, da Ufes.
 
O tema será “Afetos na vida digital”. Segundo Renata, sua apresentação parte de uma perspectiva filosófica dos afetos e abordará questionamentos sobre a produção de sentido na construção dos relatos dos usuários das redes sociais. “Vou apresentar a primeira parte da minha última pesquisa, que é sobre comportamento nas redes sociais, foi feita com 600 usuários do Facebook e teve como foco principal essas questões das trocas informacionais no uso das redes digitais. Tentamos identificar como esses sujeitos estão usando as redes sociais, numa temática relacionada à questão das tolerâncias”, explicou.
 
Segundo ela apurou nessa fase da pesquisa, a impressão é que as pessoas usam as mediações nas redes sociais para um embate que, caso ocorresse presencialmente, talvez não se daria da mesma forma. “O conceito de afeto no ambiente digital está gerando uma narrativa catártica, como se as pessoas usassem a rede para reclamar, e a incidência maior é no que se refere à política”, revela.
 
O livro-reportagem “Comunicação e Territorialidades: as pesquisas inaugurais do primeiro Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Espírito Santo”, que tem autoria de 20 alunos de graduação da Ufes, do projeto Comunicação Capixaba (CoCa), e foi organizado pelo professor doutor José Antonio Martinuzzo e pela mestranda em Comunicação e Territorialidades, Marcela Tessarolo. O lançamento tem apoio da ArcelorMittal Tubarão.

Fonte: Mile4 Assessoria de Comunicação
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras