Notícias - Gerais

Publicado 15/05/2017

Ministério Público do Espírito Santo inova e amplia produtividade com solução em nuvem

Ministério Público do Espírito Santo inova e amplia produtividade com solução em nuvem

Implementação do Microsoft SharePoint realizada pela Brasoftware levou a nova tecnologia de cloud computing ao órgão público

O Microsoft SharePoint é uma plataforma de comunicação e colaboração para viabilizar a intranet, extranet e a internet nas companhias. Com ele, várias pessoas de uma mesma empresa podem acessar arquivos simultaneamente e de qualquer lugar, e ainda deixar notas e compartilhar arquivos de forma estruturada.

A sugestão de adotar esta plataforma foi muito bem-recebida pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo. Os funcionários do órgão público estavam habituados com os tradicionais file servers para armazenamento de conteúdo. Mas a migração para uma tecnologia mais flexível e de acesso remoto se tornou necessária para tornar mais produtivo o dia a dia da instituição. “O Ministério precisava de uma solução que pudesse armazenar e compartilhar com toda a equipe, seja ela de funcionários locais ou remotos, facilitando a disseminação de conteúdo, inclusive em dispositivos móveis”, destaca André Oliveira, Gerente de Solução da Brasoftware.

Um dos maiores parceiros da Microsoft, a Brasoftware foi a responsável por implementar a nova tecnologia no MP-ES. “Funciona como uma espécie de nuvem privada, que existe somente para o Ministério Público. O valor agregado desse projeto era viabilizar que eles pudessem ter infraestrutura proprietária, com acesso local e remoto documentos, PDFs e imagens”, enfatizou André.

A implementação durou cerca de dois meses. Entre as diversas funcionalidades, o SharePoint cria uma biblioteca de documentos, formulários automatizados, banco de imagens, calendários compartilhados, histórico de versões (sem a necessidade de salvar as atualizações a todo o momento) e o gerenciamento de tarefas de equipe.

“Optamos pelo SharePoint porque ele provém vários recursos, como o Microsoft OneDrive, para compartilhamento de dados. Como fazemos parte de um grande órgão público com intensas demandas, preferimos fazer a migração para a nuvem de forma gradual, oferecendo aos nossos funcionários uma nuvem interna num primeiro momento para depois migrar para uma externa”, enfatiza Adeilson Brito, Diretor de TI do MP. O executivo reforça que ainda os planos futuros para a instituição: “Em cinco anos, queremos que 70% dos nossos serviços estejam hospedados na nuvem”.

O planejamento de Adeilson se encaixa com a pesquisa do IDC (International Data Corporation) que aposta que até 2018 o mundo vai adotar definitivamente a computação na nuvem e cloud vai ser unanimidade nas escolhas. Iniciar uma cultura de uso desta tecnologia em um órgão público requer quebrar as barreiras de tradicionalismo e burocracias deste setor para preparar o mindset dos usuários. A relevância no quesito de aumentar a agilidade e a produtividade nos processos do Ministério Público do Espírito Santo para que juízes e promotores acessem mais facilmente as informações armazenadas foi fundamental para realizar a mudança.

“Imagine que a Polícia Civil queira enviar 30 megas de arquivo para o MP”, ilustrou Adeilson hipoteticamente. “Da forma antiga, tentávamos fazer essa troca de informações por e-mail, mas hoje nem todo sistema de mensagens corporativo suporta anexos deste tamanho. Agora o usuário que vai usar esses arquivos compartilha uma pasta no SharePoint, facilitando também a comunicação externa”, concluiu. 
 
Sobre a Brasoftware
Fundada em 1987, a Brasoftware é um dos mais tradicionais provedores de tecnologia do mercado brasileiro, comercializando soluções de empresas como Microsoft, Autodesk, Adobe, Symantec, Intel Security, Citrix, ArcServe, Corel, entre outras. Em 2002, a empresa criou uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com atuação nas áreas de desenvolvimento, implementação e infraestrutura. Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Brasília, a companhia atua em todo território nacional e, nos últimos 10 anos, registrou crescimento superior a 25% ao ano. É um dos principais parceiros no gerenciamento e implementação de soluções em Cloud Computing, recebendo em 2014 a importante premiação da Microsoft como O Melhor Parceiro do Mundo. BrasilPrev, Claro, Cielo, Editora Abril, Grupo Votorantin, Serasa Experian, VIVO, SKY, Eletrobrás, TAM, UOL, SENAI - SP são alguns dos clientes da empresa. Para mais informações acesse: www.brasoftware.com.br

 
Sobre o Ministério Público do Estado do Espírito Santo
O Ministério Público é instituição independente e autônoma, que não faz parte e nem é subordinada aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Conhecido como fiscal da lei e defensor da democracia, atua para que as leis sejam respeitadas e cumpridas, assegurando os direitos sociais e os interesses da coletividade. Para mais informações, acesse: www.mpes.mp.br



Fonte: Weber Shandwick