Loading...

Notícia

Publicado: 10/06/2017 00:00h

Concurso ‘Desafio Criativos da Escola’ premia projetos vencedores de Aracruz

Concurso ‘Desafio Criativos da Escola’ premia projetos vencedores de Aracruz
O anúncio dos dois ganhadores ocorreu durante o encerramento do Programa Parceria Votorantim pela Educação 2016 no município, que envolveu 30 escolas na região
 
As atividades do Programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), edição 2016, foram finalizadas na última quinta-feira (24) em Aracruz. O evento de encerramento reuniu alunos, professores e diretores das escolas e equipe da Secretaria de Educação do município no auditório das Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ). Na ocasião, foi feito um balanço das ações realizadas nas Frentes de Gestão e Mobilização do Projeto, exposição dos 17 trabalhos inscritos no concurso ‘Desafio Criativos da Escola’ e premiação dos dois vencedores na categoria Destaque Municipal.
 
A iniciativa do Instituto Votorantim, que este ano aconteceu em 18 municípios e 11 estados, tem como objetivo contribuir com a melhoria da qualidade da educação nos municípios com operações das empresas do Grupo Votorantim, representado no estado pela Fibria. Iniciado em março em Aracruz, o Programa contou com três diferentes ciclos, envolvendo frentes de Gestão e de Mobilização.
 
Na frente de Gestão, foram capacitados 60 profissionais, entre técnicos da Secretaria Municipal de Educação, diretores e pedagogos das escolas, dentro do tema “Avaliação e aprendizagem”. Já na frente de mobilização, crianças e adolescentes foram sensibilizadas a assumir o protagonismo do processo de melhoria da qualidade da educação. Para isso, foram realizadas consultas lúdicas sobre o tema “A Escola que queremos Construir Juntos”, baseadas em brincadeiras e expressão gráfica, que incluíram a confecção de bandeiras sobre a temática e a divulgação de uma Carta Aberta, que reflete o desejo dos jovens sobre a educação que esperam.
 
Na última etapa da mobilização, foi realizado o concurso ‘Desafio Criativos da Escola’, com participação de estudantes de 7 a 17 anos de escolas municipais, educadores, organizações não-governamentais, associações comunitárias, dentre outros. No total, 17 projetos com o tema “Um futuro com a sua cara” foram inscritos em Aracruz.
 
Vencedores

Os dois melhores trabalhos do município foram anunciados durante o evento. Todos os demais projetos inscritos continuam concorrendo à etapa nacional do Desafio Criativos na Escola. Os vencedores foram a Escola Municipal Zilca Nunes Vieira Bermudes e o Centro Municipal de Educação Básica Paulo Freire. Ambas foram premiadas com dois cheques cada, um no valor de R$ 1,5 mil, para a escola celebrar a conquista ou investir no projeto, e outro no valor de R$ 500,00 para os representantes das equipes investirem em cursos.
 
A escola Zilca Nunes Vieira Bermudes venceu com o projeto #ocupazilca, cujo objetivo foi melhorar o espaço da instituição por meio de intervenções propostas para diferentes locais. Isso incluiu conscientização quanto ao uso do banheiro, resgate de brincadeiras antigas no pátio externo e transformação de uma área de entulho em um espaço de convívio e leitura, com gelotecas (geladeiras transformadas em estantes de livros), entre outras ações.
 
“Todos os alunos se envolveram de alguma forma e nossa expectativa é que o projeto continue”, disse a professora Nathália Vargas. “Foi muito bom participar. Antes a escola parecia um deserto e a deixamos mais colorida e bonita”, completou o aluno Jonhatan Pautilho, 13 anos.
 
Já a escola Paulo Freire ganhou com o projeto Águas e Nascentes, que teve como objetivo o reflorestamento de nascentes urbanas. “Foram mais de 35 mudas plantadas com a participação de três turmas de alunos do 7º ano. Esse é um dos muitos projetos bacanas que desenvolvemos e ficamos felizes com a premiação”, disse a diretora Oziliadora Bertolini Pianca.
 
Para a consultora de Sustentabilidade da Fibria, Sandra Oliveira, a parceria entre a empresa e o município foi gratificante. “Esperamos que a educação possa ser construída cada vez mais de forma participativa por todos os parceiros”, disse. A secretária de Educação de Aracruz, Acácia Gleci do Amaral, destacou a importância da parceria. “Esse trabalho tem nos ajudado a pensar as políticas educacionais no município e, além da formação dos professores e equipes, envolveu alunos e familiares, trazendo união entre a escola e a comunidade”, salientou. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Fibria
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras