Loading...

Notícia

Publicado: 02/12/2016 18:21h

Artesãs apoiadas pela Fibria em Aracruz participam de feira ArteSanto, em Vitória

Artesãs apoiadas pela Fibria em Aracruz participam de feira ArteSanto, em Vitória
Estande do Projeto Espírito das Águas exibirá até domingo (4/12) peças dos grupos Criarte, Bordadeiras e Núcleo de Estamparia, de comunidades pesqueiras de Barra do Riacho e Santa Cruz
 
Peças produzidas pelas artesãs do Projeto Espírito das Águas, de Aracruz, estarão reunidas em um estande na maior feira de artesanato do Espírito Santo, a ArteSanto, que acontece até domingo (4/12), na Praça do Papa, em Vitória. O trabalho dos grupos Bordadeiras, Criarte e Núcleo de Estamparia, de Santa Cruz e Barra do Riacho é apoiado pela Fibria e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES).
 
As peças exibidas incluem técnicas variadas como biscuit (massa), papel marchê, bordado, crochê, pintura, costura, arte em conchas confeccionados pelo projeto, cujo nome é inspirado no mar, rios e nas riquezas de Aracruz. Recentemente, foi criado ainda o grupo que trabalha com estamparia moda-praia. A coleção Espírito das Águas valoriza as espécies que ocorrem na região, preservando suas cores e origens, entre elas Baleia Jubarte, Toninha (boto ameaçado de extinção), Cavalo Marinho, Caranguejo Goiamum, tartaruga, dentre outros.
 
A Fibria apoia o Projeto Espírito das Águas desde 2013 com o objetivo de fomentar o empreendedorismo por meio da produção artesanal nas comunidades pesqueiras de Barra do Riacho e Santa Cruz, em Aracruz (ES).
 
Para Sandra Martins de Oliveira, consultora de Sustentabilidade da Fibria, a participação na Feira abre portas para a comercialização do artesanato no mercado nacional, ampliando o potencial de vendas e renda para as artesãs, além de ser uma oportunidade para ampliar o conhecimento sobre o artesanato no estado. “A participação dos grupos nesta feira demonstra um reconhecimento do trabalho, atestando o crescimento e a importância do artesanato dos Núcleos do Espírito das Aguas”, destaca.
 
Hildete Jorge Caliman, coordenadora do Criarte, que faz parte do projeto Espírito das Águas, acredita que por ser uma feira grande e de destaque, a ArteSanto se torna uma ótima oportunidade de negócio e de divulgação. “Estando ali, a gente também leva nosso projeto não só a ser conhecido em nosso estado, mas em vários outros, e também é ótimo para a geração de renda, que é um dos objetivos do Espírito das Águas”, afirma Hildete, que ainda conta que já no primeiro dia da feira foram brindadas com vendas.
 
O evento ArteSanto é uma realização do Convention & Visitors Bureau, em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo – Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, com patrocínio do Sebrae-ES, e o apoio da Prefeitura de Vitória, da Caixa Econômica Federal e da Federação dos Artesãos do Espírito Santo (Feartes). A entrada é gratuita.
 
Serviço
ArteSanto 2016
Data: De 29/11 (terça) a 04/12 (domingo)
Local: Praça do Papa, Vitória/ES
Funcionamento: 3ª a 6ª – 16 às 22h | sáb – 10 às 22h | dom – 10 às 21h

Fonte: Pauta 6 Comunicação
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras