Notícias - ArcelorMittal

Publicado 02/02/2017

Novo tanque de tartarugas em Vitória atrairá mais aliados para a conservação marinha

Novo tanque de tartarugas em Vitória atrairá mais aliados para a conservação marinha
Inauguração da novidade no Museu do Projeto TAMAR será no dia 02 de fevereiro, às 16 horas, em evento com programação ainda a ser divulgada.
 
Um tanque de 226 m² e capacidade para comportar até 100 mil litros de água será inaugurado no próximo dia 02 de fevereiro, às 16 horas, no Museu do Projeto TAMAR na Ilha do Papagaio, anexa à Praça do Papa, em Vitória. A ampliação é resultado de uma parceria entre o TAMAR, a Prefeitura Municipal e a ArcelorMittal Tubarão, empresa que viabilizou esta melhoria.
 
O tanque rochoso será mais uma interessante opção de lazer e aprendizado sobre a biologia e conservação das tartarugas marinhas e oportunidade de sensibilização e educação ambiental da população local e visitantes. Moderno, ele terá um sistema de tratamento de água inovador e possibilitará que as pessoas vejam as tartarugas ainda mais de perto, através de visores. “Todos vão poder conhecer quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas existentes no Brasil e saber muito mais sobre o que podemos fazer para protegê-las”, conta Denise Rieth, bióloga gestora do Museu do TAMAR Vitória.
 
O TAMAR Vitória tem também um tanque de 28 mil litros, em forma de barco, e outro menor com filhotes de tartaruga marinha. Possui espaços temáticos com silhuetas e réplicas, entre elas uma do esqueleto do Archelon, a maior tartaruga marinha encontrada no mundo, que viveu há 70 milhões de anos e conviveu com os dinossauros. Uma loja de produtos TAMAR, com renda 100% revertida para o trabalho de conservação das tartarugas e comunidades litorâneas, e uma sala de exibição de vídeos compõem o Museu do TAMAR Vitória.
 
De braços dados com a conservação

A ArcelorMittal Tubarão é antiga parceria do TAMAR. Há 16 anos, a empresa realiza com a instituição um importante estudo sobre a espécie tartaruga-verde (Chelonia mydas), que utiliza a área para alimentação. O trabalho tem como principal objetivo capturar, marcar e coletar dados dos animais para estudos de biometria, crescimento, padrões migratórios, perfil hematológico e condição de saúde. Desde o início das atividades, em agosto de 2000, 3.839 tartarugas foram capturadas, marcadas e devolvidas ao mar, sendo que, destas, 1.842 registradas no efluente final da empresa, localizada no município de Serra. Um dos resultados do estudo aponta que a maioria as tartarugas capturadas têm apresentado bom estado de saúde e nutrição.
 
A ArcelorMittal Tubarão é uma unidade de produção integrada de aços planos, localizada na Região Metropolitana da Grande Vitória, no Espírito Santo. Tubarão e a unidade de Vega, instalada na Região Sul do Brasil, fazem parte do Grupo ArcelorMittal, maior produtor de aço do mundo. Presente em cerca de 60 países e contando com mais de 250 mil empregados, o Grupo ArcelorMittal é líder mundial na produção de aços planos e longos.
 
O Projeto TAMAR começou nos anos 80 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. Com o patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, hoje o projeto é a soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Visite www.tamar.org.br
 
Museu do Projeto TAMAR Vitória-ES
Endereço: Av. Nossa Senhora dos Navegantes, nº 700A
Tel: (27) 3225-3787
E-mail: tamarvitoria@tamar.org.br
Horário de funcionamento: diariamente, das 8h30 às 18 horas.


Fonte: Mile4 Assessoria de Comunicação