Loading...

Notícia

Publicado: 12/07/2016 00:00h

Mais de 600 professores farão curso para ensinar alunos a meditar e buscar a paz nas escolas

Mais de 600 professores farão curso para ensinar alunos a meditar e buscar a paz nas escolas
Como a meditação e a busca da cultura da paz têm ajudado a 30 escolas da rede estadual capixaba a reduzirem a evasão e a violência e melhorarem o desempenho dos seus alunos? Para responder a essa pergunta, mais de 600 professores do Estado participarão de um treinamento, até o final deste ano, sobre esse projeto – o Educação em Valores Humanos – que tem rendido excelentes resultados.
 
Essa é a segunda turma de professores a participar do treinamento neste ano. A primeira formação, realizada no primeiro semestre com 450 pessoas, contemplou também 60 professores do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).
 
A solenidade que marcará o início da nova turma será realizada no próximo dia 15, às 8h30, no Centro de Educação Ambiental da ArcelorMittal Tubarão, em Jardim Limoeiro, Serra. O treinamento será ministrado pela especialista em projetos de desenvolvimento humano centrados em valores e sustentabilidade, Regina Migliori, e tem foco na espiritualidade, utilizando técnicas comprovadas que buscam formar cidadãos com mais harmonia e bem-estar no quesito pessoal e educacional. A duração será de seis meses e incluirá aulas presenciais e ensino à distância. Os professores serão divididos em duas turmas de 300 cada, com aulas por turno (manhã e tarde).
 
O projeto Educação em Valores Humanos tem como objetivo estimular a transformação pessoal de educadores, estudantes e comunidade escolar em torno de aspectos como emoções, atenção, aprendizagem, convivência e processo decisório. Também busca promover mudanças de comportamento em busca de uma cultura de paz.
 
Inicialmente, a ação foi implementada pela ArcelorMittal Tubarão com a Prefeitura de Serra, em 2009. Os resultados positivos do programa piloto chamaram a atenção da ONU/UNESCO: os índices de evasão e violência escolares chegaram a zero e a performance dos alunos alcançou marcas expressivas de favorabilidade nas escolas onde foi promovido. Em 2014, passou a ser desenvolvido em toda a Grande Vitória, sob condução do Ministério Público do Estado, com parceria do Governo do Estado e da Secretaria de Educação e patrocínio da ArcelorMittal Tubarão. Há, agora, propostas de estendê-lo para todo o Espírito Santo e, ainda, tornar a disciplina de Valores Humanos como parte integrante do currículo escolar.
 
Educação em Valores Humanos
Para a metodologia do programa, presente em 130 países e registrando grande sucesso em escolas da Europa e Ásia, o formar cidadãos vai muito além das disciplinas científicas. Inclui fazer da sala de aula um ambiente onde se possa dialogar e dividir experiências humanas. Seu objetivo é contribuir para a formação do caráter de crianças e adolescentes, por meio de um currículo escolar que contemple valores como verdade, amor, paz e não-violência. A iniciativa começa pela capacitação dos profissionais de educação para que estes promovam mudanças nas práticas pedagógicas das escolas onde atuam, contribuindo para uma formação mais humana e integral dos alunos.
 
Neste ano, para viabilizar a participação de um grande número de educadores foi criado um modelo de aprendizagem com atividades presenciais e à distância. Com o ambiente virtual, houve maior troca de experiências, aprimoramento constante e monitoramento dos resultados. Com novos professores capacitados, espera-se atingir 15.000 estudantes no Estado e, assim, promover a melhoria nos níveis de atenção, aprendizagem e relacionamento, além da diminuição dos níveis de stress, hiperatividade e impulsividade dentro das salas de aula.

Fonte: Assessoria de imprensa ArcelorMittal Tubarão
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras